segunda-feira, 5 de julho de 2010

EDIFÍCIO INTEGRA

O PROJETO
O projeto foi pensado de forma a contemplar 3 grupos distintos; DINC (Duplo Ingresso, Nenhuma Criança), ou seja, casal sem filhos, FAMILIAR e COHABITAÇÃO.
Os pavimentos são caracterizados por conterem tanto residências como também comércios, para uma maior integração dos usuários.
Alguns projetos serviram de referência para o desenvolvimento do trabalho. Foram analisados os edifícios W350, 360º e Fildaga 772 do grupo de arquitetos Idea Zarvos (http://www.ideazarvos.com.br/).
Dessa forma, foi pensado um edifício com alguns diferenciais. Além de garagem para todas as unidades, playground, destaca-se no edifício a coleta seletiva que está disponível tanto para os moradores quanto para os vizinhos.
E objetivando um microclima mais ameno, foram propostas o plantio de mais árvores em uma área verde maior que o mínimo exigido, na tentativa de conscientizar que é necessário áreas permeáveis nos projetos.
Pensando em criar pavimentos com configurações diferentes das que hoje são conhecidas na região, adotamos o partido arquitetônico de um labirinto, e assim, buscamos criar caminhos que possam de alguma forma causar uma surpresa aos transeuntes.
As cores da Coleta Seletiva (azul, verde, amarelo, vermelho e preto), foi pensado a utilização dessas cores para fazer diferenciação das unidades afim de auxiliar moradores, mas principalmente pessoas que possam vir a frequentar o local. Portanto as DINC tiveram suas vigas e pilares pintados de azul, as unidades familiares pintados de vermelho e as cohabitações pintadas de amarelo. O verde esta sendo representado pelas áreas permeáveis e o preto pelas unidades comerciais.
Vale ressaltar também que nos pavimentos que se encontram as habitações do tipo DINC, existem jardineiras, para que, caso o morador queira expandir, ele tenha essa possibilidade. E em todos os pavimentos existem uma jardineira com o intuito de criar uma área de convivência nos pavimentos, além de criar uma barreira entre as habitações, gerando privacidade aos moradores.
A cohabitação esta sendo proposta para ser uma habitação estudantil por haver uma universidade nas proximidades.
Criamos, então, 5 tipos de pavimentos com as configurações já citadas, os quais foram distribuidos na edificação (de baixo para cima) da seguinte forma: pavimento tipo 1-2-2-3-4-4-5-1-3-5-1-2-3.
O terraço corresponde a um pavimento exclusivamente comercial, possuindo uma unidade em especial que pode exercer atividade voltada para o lazer (como bar, lanchonete, sorveteria, restaurante etc).






























































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário