sábado, 1 de maio de 2010

Habitação para até seis pessoas



A expansão se dá de forma vertical, ocupando apenas uma pequena parte da área superior da casa.























Para isso, é necessária a instalação de uma escada elicoidal para o acesso a um espaço que pode ser para dormir, descansar, ler, estudar, entre outras funções.









Habitação para um casal


A habitação para um casal possui aproximadamente 48m². Toda a sua estrutura é de steel framing, sendo que as chapas de vedação são placas cimentícias. A laje é uma laje piso, para uma possível ampliação, e o telhado é constituído por chapas de celulose com betume.














Ao entrar na casa, do lado esquerdo, existe um espaço que pode ser privado ou coletivo, dependendo da necessidade do usuário. Ele pode ser usado como ambiente para dormir, descansar, fazer leitura, estudar, trabalhar, estocar, entre outras ações. Ele está elevado 30cm do nível do solo por possuir um local para estocagem abaixo do chão.

Existe um espaço para higienização, que se caracteriza por ser um ambiente mais privado, além de existir um espaço coletivo, que pode ou não dialogar com o espaço para preparação de alimentos, bem como a área destinada a serviços.















A respeito do mobiliário, a maioria é flexível para possibilitar sua disposição de acordo com a utilização desejada pelo morador.




















Materiais e técnicas utilizadas

Construção em steel framing
Consiste no sistema construtivo que utiliza aço galvanizado como principal elemento estrutural, em perfis de chapas de aço com espessura reduzida, não exigindo equipamentos pesados para sua montagem e é vocacionado para edifícios de até 10m de altura.
No Brasil, vem sendo adotado em escala menor em obras de alto e médio padrão.
Entre suas qualidades, destacam-se a rapidez, a limpeza e a sustentabilidade, por ser totalmente reciclável.


Vedação com placas cimentícias
As placas cimentícias foram desenvolvidas com a tecnologia CCFS (cimento reforçado com fios sintéticos) que compõe de uma mistura homogênea de cimento Portland, celulose, fios sintético e aditivos, eliminando assim a utilização de amianto nesse tipo de produto.
Trata-se de um material ecologicamente correto, pois são tomados os devidos cuidados com relação a impactos ambientais na sua fabricação.
Suas vantagens são leveza, boa resistência a impacto, resistência a umidade, incombustível, elevada durabilidade, resistência a cupins e proliferação de microorganismos, além de isolamento térmico e acústico.

Telha de fibra vegetal
A matéria-prima principal da telha de fibra vegetal é a fibra de celulose, extraída de papel reciclado - e não contém amianto. As telhas são impermeabilizadas com betume e protegidas por uma resina especial, contra raios UV, impedindo a escamação da superfície.



Reuso da água da chuva
Pode ser utilizada nos vasos sanitários, irrigação de plantas, lavagem de carros, calçadas e até mesmo de roupas em alguns casos.
A chuva cai nos telhados, é recolhida pelas calhas, passa por um filtro que retém sujeiras (como folhas), e fica armazenada na cisterna enterrada. Uma bomba envia a água da cisterna para a caixa d'água e é distribuída para o vaso sanitário, a irrigação do jardim, o tanque de lavar roupa e a máquina de lavar.



A flexibilidade

Perspectiva geral:





























Flexibilidade do mobiliário: